Criação de Logotipos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

diferença entre Logotipo e Logomarca:

Logotipo é a representação mais aceita pelo mercado publicitário, por ser a mais antiga. Muitos consideram a logomarca como um neologismo, ou uma palavra inventada para representar uma nova forma de logotipo.

Esta corrente defende que o logotipo é a marca da empresa escrita em uma determinada forma. Utiliza-se uma família de tipos ou de fontes específica que caracterizem a empresa. O Logotipo é portanto, uma forma em que pode ser lido o nome da empresa. A Sony, A Google, A JVC e a Petrobrás são exemplos de empresas que utilizam logotipos. Veja as imagens abaixo

Note nos logotipos que todos eles são formados com letras em tipologias diferentes, o que faz com que sejam associados às suas empresas imediatamente.


Simbolos ou Marcas:

Quanto aos desenhos avulsos, utilizados na identificação das empresas, como o “c” da Nike e a maçã da Apple, são chamados pelo mercado de símbolos ou marcas. Podem ser desenhos geométricos, sinais, representações, animais, ou qualquer outro, desde que não utilizem o nome da empresa por extenso. Por serem símbolos, são convencionados. Ou seja, Um pessoa que nunca tenha visto o desenho do Panda associado à ONG WWF, nunca saberá que o símbolo se refere à instituição. Da mesma, alguém que veja uma concha amarela e nunca tenha conhecido a Shell, não associará o símbolo à organização. Alguns símbolos podem ser associados pelo significado. Assim a maçã pode remeter à empresa, já que em inglês, tanto o símbolo como o nome da empresa se referem à expressão "Apple". Da mesma forma a concha amarela, que em inglês se chama Shell. Mas nunca haverá a certeza a respeito de qual símbolo se refira a qual marca a não ser que alguém em algum momento tenha nos mostrado o símbolo associado à empresa.

 

Logomarca:

Já logomarca seria o desenho de um símbolo que representasse a empresa, associado ao nome, mas que não obrigatoriamente utilizasse tipos (ou letras). A maçã da Apple, associada ao nome da empresa  seria uma logomarca e  "Google" escrito em letras seria um logotipo. Veja exemplo de logomarcas na tabela abaixo

Assim, para acabar com a discussão, neologistas afirmam que se o nome da empresa é formado por letras se trata de um logotipo (um logo formado por tipos) e se houver desenhos ou estilização, será uma logomarca (logo formado por marca). Portanto, por via das dúvidas as pessoas costumam se referir a qualquer um dos casos com a expressão “logo” já que a diferenciação descrita pelos neologistas não é totalmente aceita por correntes mais tradicionais.

 

Dessa forma, a definição mais bem aceita atualmente é:

- Logotipo é a identificação da empresa feita por letras

- Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa

- Logomarca é a união do símbolo ou marca com o Logotipo.

 


Fonte: Portal do Marketing

Formulário Contato Delibra Designer



Search